Ativação de marca pode existir até em ação pontual
Erich Beting
A Lenovo comunicou oficialmente a desistência em patrocinar o São Paulo (leia mais clicando aqui). Depois de algumas ações pontuais de patrocínio, a marca disse que não vai continuar na camisa do clube até o final da temporada.
A maneira como oficializou a saída foi interessante. E serviu para mostrar como é possível para uma marca, mesmo com uma ação pontual, ativar o relacionamento com o torcedor de um clube.
O negócio não foi para a frente. Além do preço alto pedido pelo clube, a Lenovo ainda teve o azar de descobrir uma falha na produção e anunciar um recall de produtos exatamente quando fez a primeira ação de patrocínio, no dia seguinte ao clássico contra o Santos.
Mesmo assim o saldo terminou positivo para a empresa.
Para celebrar o ''namoro'', a Lenovo fez um filme com imagens de bastidores de jogos do São Paulo. O vídeo, com menos de dois minutos, foi hospedado no canal do Youtube da marca.
É algo extramemente simples de ser feito e ajuda a marca a não ser uma mera paisagem em meio a uma overdose de exposição que toma conta do futebol no Brasil atualmente. Com certeza o torcedor são-paulino ficou satisfeito com a atitude. Até no pontual é possível ativar o patrocínio. Só é preciso saber explorar a oportunidade que o esporte dá de trabalhar a emoção.