Afinal, quanto vale a marca de um clube?
Erich Beting
Dezembro de 2009. Pela primeira vez, a empresa de consultoria Crowe Horwath RCS divulga um estudo sobre o valor das marcas dos 12 clubes de maior torcida do Brasil. O levantamento coloca o Flamengo, então campeão nacional, como a marca mais valiosa do país.
Dezembro de 2010. A Crowe RCS publica a segunda edição de seu estudo de marcas mais valiosas do futebol. O Corinthians, impulsionado ainda pelo efeito Ronaldo, torna-se o clube mais valioso do país, seguido do Flamengo.
Setembro de 2011. A BDO RCS (fruto da fusão da RCS com a BDO, em março do mesmo ano) publica o seu estudo sobre o valor de marca dos clubes mais poderosos do país. O Corinthians amplia seu domínio, com sua marca sendo avaliada em mais de R$ 860 milhões.
Julho de 2012. A BDO RCS publica pelo quarto ano seguido o estudo sobre o valor das marcas dos clubes. A notícia, agora, é que o Corinthians, além de líder, é o primeiro clube brasileiro a ter sua marca avaliada em mais de R$ 1 bilhão.
Mas, afinal, o que isso significa? O critério para a escolha dos valores é também subjetivo, como é qualquer avaliação de marca. Ela se baseia em critérios técnicos, mas quanto vale uma ou outra marca é algo que envolve muita subjetividade.
Por isso mesmo, nada contra esses estudos, desde que a periodicidade para sua divulgação seja bem definida (o que significa que as condições para as análises sejam sempre as mesmas) e desde que se deixe claro que o estudo foi divulgado no mesmo momento em que o Corinthians negocia novos contratos de patrocínio.
Em tempo.
O RCS da empresa são as três letras iniciais de Raul Correa da Silva, CEO da empresa independente de consultoria e, também, diretor financeiro do Corinthians.