Negócios do Esporte

Os tenistas faturam com a fama mundial

Erich Beting

Foram anos de queda de braço entre os dirigentes da ATP e os tenistas. E justamente no ano em que os atletas conseguiram um mês de férias, eles decidiram jogar um pouco mais de tênis!

Desde a última segunda-feira teve fim a temporada profissional do tênis, com o duelo entre Novak Djokovic e Roger Federer. Desde ontem, Djokovic abriu a temporada de férias bem remuneradas dos tenistas, que vão participar de diversas partidas e torneios de exibição pelo mundo afora. Só no Brasil teremos o prazer de ver Djokovic (sábado, no Rio) e Federer (de 6 a 9 de dezembro, em São Paulo) em ação (uma lista bem completa pode ser vista neste link aqui).

O motivo para isso, é claro, é a grana. Os tenistas conseguem, com o período sem compromissos profissionais, faturar o que geralmente levam ao ganhar um Grand Slam com um evento de exibição. Antes, com o calendário tendo pouco menos de um mês de folga, era impossível para os tenistas acharem uma brecha para aumentar o faturamento.

O problema é que justamente quando tiveram as tão desejadas férias, os tenistas parecem ter abusado e resolveram rodar o mundo faturando com a fama que conquistaram. Do jeito que está, será interessante o debate sobre o calendário no ano que vem…