As aulas de marketing em Londres
Erich Beting
A grande decisão da Liga dos Campeões da Europa entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund trouxe também diversas lições para quem deseja conhecer um pouco mais sobre marketing esportivo. Atualmente, a final da Liga dos Campeões tornou-se o principal evento de futebol para as marcas trabalharem ações de ativação do patrocínio no mercado da Europa.
E as próprias marcas já estão tendo de pensar em novas alternativas de como aproveitar isso.
Mas, num mercado carente como o brasileiro, acaba sendo riquíssima a experiência de acompanhar de perto como as empresas e a Uefa exploram ao máximo o potencial de geração de uma vivência única para o torcedor no evento.
Nos próximos dias o blog vai trazer, em três diferentes análises, essas diferentes perspectivas. O que é trabalhar o marketing do evento na visão de quem o organiza, o que é trabalhar do ponto de vista do patrocinador e, por fim, do ponto de vista do torcedor.
Para pegar um gancho com o assunto do dia, ou o esporte no Brasil aprende a se ver como um produto que precisa trabalhar a comunicação, ou será engolido pelos projetos vindos do exterior. O melhor exemplo disso veio da transmissão ao vivo, por tudo que é meio, da apresentação de Neymar com a camisa do Barcelona. Mais uma vez o esporte brasileiro foi sufocado pela estratégia de expansão de mercado dos clubes do exterior.
Ou o país acorda para isso, ou entrará numa grave crise nas próximas décadas.