Negócios do Esporte

Nike reforça caminho da marca em nova campanha

Erich Beting

A Nike apresentou nesta semana o comercial que remonta ao lançamento da campanha que revolucionou o posicionamento da marca no mercado mundial nos anos 90. A peça ''Just Do It'' relembra os 20 anos de criação daquela que foi a campanha que deu uma ''cara'' para a Nike em todo o mundo.

Naquela ocasião, o grande segredo da empresa foi fazer com que, pela primeira vez, o consumidor fosse o protagonista de uma marca de material esportivo. Até então, os grandes astros eram os atletas. O conceito por trás do ''Just Do It'' era fazer com que as pessoas começassem a perceber no esporte o consumo. Não era só o profissional do esporte que precisava de tênis, roupas especiais, etc. Era o corredor de fim de semana, o menino que jogava basquete na rua e por aí vai.

Agora, nessa homenagem ao ''Just Do It'', a Nike mais uma vez traz uma nova mensagem para o consumidor. A peça reforça o caminho que vem sendo traçado pela marca desde mais ou menos cinco anos, quando ela percebeu que precisava criar, no consumidor, o espírito competitivo que existe dentro do esporte.

Se, há 20 anos, o conceito era colocar a pessoa ''comum'' também como consumidora do esporte, agora a ideia é fazer com que o consumidor se sinta desafiado a competir. Esse movimento começou com o lançamento do Nike+, em 2008. Nele, o corredor passou a conseguir acompanhar sua performance e, assim, a desafiar a si mesmo e a outros amigos que também possuíam a plataforma.

No ano passado, com o advento do Nike+ FuelBand, a marca ampliou a ideia de que as pessoas precisam exercitar-se e, mais do que isso, competir. A partir do instante em que toda atividade física que ela faz é mensurada e compartilhada pelas redes sociais, a Nike deixa de ser uma empresa que apenas faz artigos esportivos para ser uma incentivadora da prática esportiva. No longo prazo, é claro, isso gera aumento de vendas de artigos esportivos, aumentando o negócio da empresa.

Mas, para conseguir esse objetivo, é preciso comunicar. O desenvolvimento natural do Nike+ foi a inclusão de outras modalidades e, mais do que isso, a migração dos grandes astros da marca para a brincadeira. É possível ver a performance do consumidor e compará-la com os treinos de Rafael Nadal, LeBron James, Tiger Woods e outras caras da empresa pelo mundo.

O ''Just do It'' dos anos 90 colocava a pessoa como uma atleta. O de agora faz dela alguém que não só pratica esporte, mas que desafia os grandes nomes das diferentes modalidades. E, assim, a Nike leva o consumidor a um novo patamar de relação com a marca, reforçando o caminho que ela escolheu para o futuro.

Para perceber essa diferença, seguem dois comerciais. O primeiro, nos anos 90. E o outro o que foi lançado nesta semana.