Negócios do Esporte

Chefão de comunicação deixa Nike e vai para Rio-2016

Erich Beting

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 acaba de dar um tiro certeiro no mercado. Mario Andrada, antigo chefe de comunicação da Nike na América Latina, é o novo diretor de comunicação do Rio-2016. Sua contratação foi acertada na última semana, e ele começou o novo trabalho nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Andrada assume a vaga do diplomata e ex-assessor da Presidência do Planalto Carlos Villanova, que desde 2011 estava à frente do Rio. Sua chegada tem como principal objetivo planejar toda a comunicação relativa ao evento, que começa a sofrer a pressão do COI em relação ao atraso de obras. O executivo também terá de unir as diferentes áreas e trabalhar a comunicação das Olimpíadas.

''Temos uma Olimpíada para fazer pela frente'', disse ao blog Andrada, que qualificou o processo de decisão pelo emprego como ''muito rápido''.

Em cinco anos na Nike, o executivo conseguiu mudar o relacionamento da marca com a imprensa. Ele foi responsável, também, por trabalhar todo o planejamento de comunicação da empresa para a Copa do Mundo de 2014.

Na comunicação, o Rio 2016 contratou um dos profissionais ligados ao esporte de maior renome nos últimos tempos. Resta saber, agora, se o restante do projeto olímpico permitirá que a imagem dos Jogos fique mais fortalecida com a opinião pública. O maior desafio será mostrar os progressos do Rio em meio ao processo da Copa do Mundo do ano que vem.