Até na falta de criatividade Nike e Adidas permanecem unidas
Erich Beting
''Ao anoitecer, o litoral de Santos ganha um brilho especial com o reflexo das luzes da orla no mar. Essa cena serviu de inspiração para a nova camisa 3 do Peixe, que a Nike acaba de lançar em homenagem à cidade de Santos''.
''Flamengo e adidas apresentam nesta terça-feira, 15, o novo terceiro uniforme do clube. A nova camisa é preta e tem como destaque grafismos inspirados nos cenários da cidade do Rio de Janeiro. Nos ombros, as três listras estão em vermelho.
A equipe, que volta a ter um 3º uniforme, o primeiro confeccionado pela adidas nesse retorno ao clube, terá no peito imagens que remetem a pontos como o Pão de Açúcar, Corcovado e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Nas costas da camisa o selo “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo – 1895” continua presente''.
Os dois textos foram extraídos dos comunicados divulgados à imprensa por Nike e Adidas para apresentarem as novas terceiras camisas de Santos e Flamengo. O duelo entre as duas maiores fabricantes de material esportivo do mundo é tão interessante que chega a ser curioso como até na falta de criatividade ambas conseguem se assemelhar.
Usar elementos da cidade que o clube representa na camisa é um dos mais antigos expedientes dos fabricantes de camisas. Foi, no passado, algo inovador. Hoje, só mostra que anda faltando criatividade na confecção dos uniformes dos clubes. Logicamente que a ideia de se fazer os grafismos alusivos à origem dos clubes é uma forma de aproximar as instituições das cidades que elas representam. O problema é se o orgulho do torcedor não é maior pelo clube do que pela cidade.
Os terceiros uniformes finalmente se transformaram numa regra do mercado brasileiro. Fugindo das tradicionais camisas dos clubes, eles trazem um novo apelo de consumo para o torcedor. Como quase sempre acontece na indústria esportiva, o mercado funciona em algumas ondas.
Hoje, a tendência é inserir símbolos e grafismos nos materiais confeccionados (a bola da Copa, que será apresentada em dezembro, trará essa característica). Resta saber se essa moda vai pegar.