Santos usa goleada para conversar com 5óc1o
Erich Beting
Uma mensagem pelo telefone celular para os mais de 54 mil sócios foi a maneira encontrada pelo Santos para provocar seu torcedor após a goleada de 5 a 1 sobre o Corinthians. Nesta tarde, o clube enviará três diferentes mensagens de texto para os sócios-torcedores para comentar o resultado obtido na última quarta-feira.
Todas elas fazem um trocadilho da palavra sócio com o placar do jogo. Na mensagem, o torcedor é chamado de 5óc1o, em ligação direta com os 5 a 1 da partida. O mais interessante é a mensagem para o torcedor inadimplente do programa, que é instigado a voltar a contribuir com o clube (veja detalhes aqui).
A ação, simples, é a típica prova de como é importante, hoje, o departamento de marketing dos clubes ser pró-ativo na relação com o torcedor. Não apenas quando as coisas acontecem bem, como é o caso de agora do Santos, mas para criar um vínculo permanente de canal aberto com o consumidor.
Foi esse um dos segredos do Inter na escalada dos sócios-torcedores, lá em 2006. À medida que o clube ganhava, o sócio-torcedor recebia SMSs do presidente do time na época, Fernando Carvalho. As mensagens foram criando uma corrente, o que fez com que mais pessoas se aproximassem do clube.
A paixão do torcedor pelo clube faz com que o futebol seja um dos poucos meios em que o nível de fidelidade do consumidor seja tamanho que, aquilo que facilmente seria considerada uma mensagem indesejada caso fosse enviada por qualquer empresa, vira motivo de orgulho para o receptor da mensagem.