Negócios do Esporte

No esporte, menos geralmente é mais

Erich Beting

O esporte é um produto para as massas. Isso não significa que ele deve ser consumido apenas pelas pessoas de menor poder aquisitivo. Parece difícil de explicar, de tão óbvio que é essa relação. Mas, em se tratando de esporte, às vezes é preciso desenhar para que fique claro entender…

O Corinthians conseguiu baixar um pouco o preço do ingresso para a partida contra o Cruzeiro, no último domingo. Foi o jogo de maior público na Arena Corinthians e, olhe lá que impressionante, foi uma partida que teve arrecadação cerca de R$ 1 milhão maior do que a média do alvinegro em seu estádio neste Brasileirão (detalhes aqui).

A lógica é simples de entender. A demanda por ida ao estádio, ainda mais o novo estádio, está reprimida. O torcedor quer conhecer o local, quer torcer pelo time e quer pagar um pouco a mais para isso. Mas quem dita o preço máximo que se pode alcançar, sem dúvida, não é quem vende o ingresso, mas quem compra.

E, em se tratando de esporte, ainda mais o futebol, nesse caso o menos é mais. O menor valor do bilhete vai significar sem dúvida mais receita, sobretudo num estádio novo e ainda desconhecido de boa parte do torcedor como a Arena Corinthians.

Como o esporte consegue atrair o interesse de todas as classes sociais, ele precisa se adaptar e oferecer produtos para todos os públicos. Por que com o estádio haveria de ser diferente? É preciso ter o ingresso para o rico, mas não pode-se esquecer de ter um espaço para aquele que não dispõe de tanto dinheiro para ir a um jogo. O corintiano, seja ele quem for, quer conhecer seu estádio, mas para isso ele não pode gastar o que não tem.

Além disso, com os novos estádios, mais produtos são oferecidos para o torcedor dentro do local. Lanchonetes, lojas e mais outros serviços poderiam estar disponíveis. E isso significa, necessariamente, mais receita para o clube no dia do jogo, desde que, logicamente, mais torcedores possam ir ao estádio.

A Copa do Mundo acabou há um ano, praticamente. Ainda estamos aprendendo a entender de que forma podemos aproveitar melhor os novos estádios. Os sucessos de Corinthians e Palmeiras na venda de bilhetes para seus jogos dão uma mostra de como pode ser o caminho. Menos, necessariamente, é mais dinheiro no bolo. Afinal, desejo de consumir o esporte não falta. O que não havia era boas condições para isso…